POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO

 Milton Santos- Por uma outra globalização

O abandono da ideia de solidariedade está por trás desse entendimento da economia e conduz ao desamparo em que vivemos hoje. Jamais houve na história um período em que o medo fosse tão generalizado e alcançasse todas as áreas da nossa vida: medo do desemprego, medo da fome, medo da violência, medo do outro. Tal medo se espalha e se aprofunda a partir de uma violência difusa, mas estrutural, típica do nosso tempo, cujo entendimento é indispensável para compreender, de maneira mais adequada, questões como a dívida social e a violência funcional, hoje tão presentes no cotidiano de todos. Milton Santos pág 58

A informação, que deveria ser alicerce para formas mais complexas de organização social, vem beirando a tirania juntamente com a busca por poder através do dinheiro.

As mídias buscam estabelecer as relações interpessoais, influenciando o caráter das pessoas.

O que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde. O que chega às pessoas, é o resultado da manipulação, tal informação se apresenta como ideologia.

Da mesma ideia que reflete o comportamento da extrema direita quando demoniza o comunismo em prol da defesa da família tradicional.

A informação, assim, tem dois rostos, um pelo qual ela busca instruir, e um outro, pelo qual ela busca convencer. Por isso, precisamos refletir sobre o interesse por trás daquela mensagem. A quem interessa acabar com a esquerda? Por que o comunismo incomoda tanto? A quem incomoda?

O evento já é entregue maquiado ao leitor, ao ouvinte, ao telespectador, é também por isso que se produzem no mundo de hoje, simultaneamente, fábulas e mitos. Milton Santos já afirmava isso em 1994, fico me perguntando o que ele acharia desse cenário tenebroso a qual estamos vivendo. A globalização normalizou a aceleração do tempo. Vivemos com
pressa a ponto de deduzir toda uma matéria, apenas lendo a manchete, nem nos damos ao trabalho de ler por completo, e tirar nossas conclusões. Compartilhamos correntes mentirosas no whatsapp sem verificar a veracidade da informação, contribuindo com a trilha da desinformação. 













Siliane Nunes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explorando a Rosa dos Ventos: Uma Atividade Interativa para Fixar Conceitos 🌍🧭

🎯 ATIVIDADES ADAPTADAS DE GEOGRAFIA – EF II

O LUGAR NA GEOGRAFIA