FELIZ DIA DO PROFESSOR!

 

    Não temos muito o que comemorar no dia dos professores. Uma vez que no dia a dia sofremos todo e qualquer tipo de assédio, por gestores, gorvernantes, pais de alunos, sociedade em geral. 

    Escrevo no dia 16 de outubro de 2024, lembrando do ocorrido na semana anterior ao dia dos professores. É muito comum os professores trabalharem em mais de uma rede de ensino para que a renda seja minimamente digna e, por isso, trabalha em dias alternados. 

    Numa das escolas, trabalho às terças e quartas há mais de 10 anos, na outra rede, trabalho os dias restantes. Na quarta (dia 9 de outubro), a gestora teve a ideia de colocar no grupo institucional (fechado para comentários) uma enquete para votação sobre a antecipação do feriado. Prontamente votei não, mas fui ao privado dela e deixei um áudio questionando a ação e explicando que não era justo com os professores de terça, já que os professores de segunda votariam juntamente com todos os funcionários pelo fim de semana prolongado. 

Fui ignorada! 

    Então, enviei mensagem para os coordenadores da escola, para o sindicato, falei com advogados e tive negativas de todos. O argumento era um só: A escola tem autonomia para fazer isso. 

    O que ecoava em minha mente era o simples fato de que nem tudo que se pode fazer, deve ser feito. 

    O sentimento era de injustiça. 

    Ainda sem resposta, e mantida a decisão pela antecipação,saí de todos os grupos da escola e,  decidi postar minha indignação nas redes sociais. Status, storys, feed e incluse comentei no intagram oficial da prefeitura: 

    Fiz um vídeo também, explicando meu posicionamento contrário à antecipação e o porquê de ser arbitrário e não democrático. 



    Quando, na sexta ( dia 11 de outubro), recebo um áudio da gestora com os prints das minhas postagens, em tom de deboche mandando eu deixar de criancices e chateações e parar de postar em rede social, que ela nunca tinha descido uma falta minha pra eu estar fazendo aquilo. Não sou uma professora que costuma faltar, inclusive neste ano de 2024, minha única falta foi em fevereiro devidamente coberta por atestado. Ao que respondi em tom formal e por texto:

 

Leia "pessoalize" onde tem "personalize". Corretor automático

        Não obtive mais respostas, mas na segunda-feira (14), um colega me enviou uma nota informando que o feriado seria mantido na terça(dia 15) por ordem da secretaria de educação do município.  

    Enfim, independentemente dos meios que o feriado foi mantido, marca uma pequena vitória em cima da tentativa de opressão de colegas de trabalho. 




 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explorando a Rosa dos Ventos: Uma Atividade Interativa para Fixar Conceitos 🌍🧭

RESPIRA, PROFESSOR!

Tema: Nossa Pegada no Planeta – Pequenas Atitudes, Grandes Impactos