QUANDO NOS TORNAMOS INIMIGOS?
Era uma aula de EJA em que a sequência didática tem sido a geografia do municício de Arapiraca e o Estado de Alagoas em virtude da comemoração de 100 anos da cidade e da proximidade com a data de emancipação política do estado.
A aula era sobre regiões hidrográficas de Alagoas com o intuito de evidenciar a região do município em que eles vivem.
É comum ouvir coisas desagradáveis no dia a dia como "por que a senhora não faltou hj?", "Essa mulher não fica doente?" ou "aff, de novo essa mulher?", principalmente quando o público é mais jovem. Quando não é isso, são as viradas de olho ou os olhares de desprezo quando estou explicando as orientações de atividade ou o próprio conteúdo.
Foi a primeira vez que vi uma mensagem em códigos e outra em Francês. Imediatamente fui ao google lens para tentar decifrar o que estav escrito e, VOILÀ.
Esse aluno nunca faz as atividades. Ontem eu falei que a frequência seria dada a quem respondesse. Ele teve que fazer, mas eu já entendi que ele não quer fazer nada.
Ele é inteligente, escreve umas poesias legais, mas por algum motivo está atrasado nos estudos e caiu na minha turma de EJA.
Quando nós nos tornamos tão desinteressantes ou desprezíveis assim? Por que nos tratam como inimigos?
Quando eu estudava, desejava ter essas aulas que preparo e nunca tive. Eram apenas resumos, exercícios em folhas ou aulas expositivas sem nenhuma interação com a turma. Hoje, os alunos têm o melhor de mim dentro das possibilidades dos recursos tirados do meu próprio bolso e não valorizam.
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