O TERRITÓRIO DA GEOPOLÍTICA

 Siliane Nunes da Silva

Professora de Geografia formada pela Universidade Federal de Alagoas.

https://orcid.org/0009-0003-3275-3488

E mail: siliane.nunes@professor.educ.al.gov.br


O mapa mental quadro apresenta uma visão crítica sobre a geopolítica internacional, com foco nos Estados Unidos e no uso da geografia como ferramenta estratégica.

Alguns dos pontos-chave levantados são:

  • Guerra Híbrida: O autor destaca a utilização de métodos não convencionais de guerra, como ciberataques e manipulação de informações, sabotagem financeira e comercial, difusão de fakenews, manipulação de aparatos judiciais,  como estratégia para alcançar objetivos geopolíticos.

  • Instabilidade geopolítica: A ideia de que a ordem mundial é instável e que uma nova guerra mundial é possível é apresentada como uma consequência das disputas entre as grandes potências.

  • Interesses norte-americanos: O autor sugere que os Estados Unidos utilizam a justificativa de razões humanitárias para intervir militarmente em outros países, visando seus próprios interesses estratégicos.

A geopolítica é um mero recurso de manipulação ideológica visando a interesses particulares ou um manual de recomendações logicamente justificáveis a partir de um arsenal de teorias reconhecidas como científicas, dada a sua capacidade de previsão? Halford Mackinder e Nícholas Spiken sugerem que o mundo pode ser concebido como um grande jogo de tabuleiro em que cada Estado exerce uma função particular, suficientemente constante para se embasar uma análise escoimada  de preferências ideológicas prévias ( MARTIN, 2019, p. 110). Sendo assim, a geopolítica é uma ciência instável, uma ciência demoníaca. 

Valverde (2019, p. 215) afirma em seu artigo Guerra Cultural e Multiterritorialidade, que frente a esse contexto de disputas e à força das práticas culturais sobre o mundo contemporâneo, certos agentes de poder têm optado pelo desenvolvimento de uma estratégia baseada na influência sistemática dos usos e sentidos de território, sem a obrigatoriedade de arcar com os custos da sua posse.

Algumas reflexões podem ser feitas em aula: (RESPONDA NO CADERNO)

  1. Qual a relação entre a geografia e a geopolítica segundo o texto?

  2. O que você entende por "guerra híbrida"?

  3. Quais são as críticas do autor à política externa dos Estados Unidos?

  4. Qual a relevância deste tipo de análise para o entendimento do cenário internacional atual?

MARTIN, André Roberto. O território da geopolítica. IN. CARLOS, Ana Fani Alessandri; CRUZ, Rita de Cássia Ariza da. A Necessidade da Geografia/ Organizado por Ana Fani Alessandri Carlos e Rita de Cássia Ariza da Cruz-São Paulo: Contexto, 2019.P. 202-213.

VALVERDE, Rodrigo. Guerra Cultural e multiterritorialidade. IN. CARLOS, Ana Fani Alessandri; CRUZ, Rita de Cássia Ariza da. A Necessidade da Geografia/ Organizado por Ana Fani Alessandri Carlos e Rita de Cássia Ariza da Cruz-São Paulo: Contexto, 2019.P. 215-2026.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explorando a Rosa dos Ventos: Uma Atividade Interativa para Fixar Conceitos 🌍🧭

🎯 ATIVIDADES ADAPTADAS DE GEOGRAFIA – EF II

O LUGAR NA GEOGRAFIA