Plano de Aula – Revisão sobre o IFAL

 

Plano de Aula – Revisão sobre o IFAL

IFAL


Tema: O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – cursos, estrutura e processo seletivo

Público-alvo: Estudantes do Ensino Fundamental interessados na seleção do IFAL
Duração: 1 aula (50 minutos)
Objetivos:

  • Compreender o papel do IFAL na formação técnica e acadêmica.
  • Conhecer os cursos oferecidos e suas respectivas áreas de atuação.
  • Entender o processo seletivo e os critérios para ingresso.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise crítica a partir do material fornecido.

Habilidades Desenvolvidas (BNCC – Geografia)

EF06GE01 – Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
EF06GE02 – Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
EF06GE05 – Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
EF06GE07 – Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
EF06GE08 – Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

Metodologia

📌 Exposição dialogada: Apresentação interativa sobre o IFAL, destacando cursos e oportunidades.
📌 Atividade em grupos: Os alunos se dividirão para analisar diferentes cursos e apresentar um resumo para a turma.
📌 Estudo de caso: Análise do impacto do ensino técnico na vida profissional, com exemplos reais.
📌 Simulação de inscrição: Orientação prática sobre como preencher corretamente a inscrição para o IFAL.
📌 Questionário de revisão: Exercícios de fixação sobre a instituição, cursos e critérios de seleção.

Recursos Didáticos

  • Slides ou vídeos institucionais do IFAL
  • Fichas informativas com detalhes sobre cursos e processos seletivos
  • Mapa dos campi do IFAL
  • Atividade prática de interpretação de texto baseada no material

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explorando a Rosa dos Ventos: Uma Atividade Interativa para Fixar Conceitos 🌍🧭

RESPIRA, PROFESSOR!

Tema: Nossa Pegada no Planeta – Pequenas Atitudes, Grandes Impactos